quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Em novo discurso no Plenário da Alerj dia 05/11/2013, o Deputado Comte Bittencourt  manifestou  seu posicionamento  sobre  a FENORTE e seus servidores, aqui será transcrito um  trecho desse pronunciamento.

..."Por fim, Sr. Presidente, terminando, quero aqui voltar ao tema Fenorte. Estive, sexta-feira, em Campos, Deputado João Peixoto, reunido com os funcionários estatutários da Fenorte, concursados – são 96 servidores concursados –, que estão pedindo que o Estado autorize suas transferências para a UENF.
A UENF, hoje, carece de recursos técnico-administrativos. O campus cresceu, a grade de cursos se ampliou, várias unidades em municípios do Noroeste e Norte foram abertas a pedido de Deputados da região, e o Estado não autoriza concurso para novos técnicos. Por que o Governador não usa o dispositivo da Lei de 2001, do Governador Garotinho, que lá em um de seus artigos dá autoridade ao Governador de, num ato administrativo, transferir os servidores que ainda estão na Fenorte para a UEZO? Cumpre o Estado assim uma solução para duas questões.
A Fenorte, como já disse aqui, funcionou prioritariamente para implantar a UENF, e cumpriu o seu papel. Está lá a UENF produzindo, ajudando a gerar desenvolvimento para aquela região. Agora, e a Fenorte? A Fenorte não tem mais papel a cumprir no Norte e no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Quem entra no site da Fenorte não encontra nenhum trabalho de pesquisa induzindo o desenvolvimento daquelas prefeituras. Estamos falando, Sr. Presidente, de quase 100 servidores. Isso custa, por ano, quase oito milhões de reais aos cofres do Estado.
Por que não se transferir, como se fez lá na origem da UENF, quando se deu a opção dos servidores estatutários da Fenorte se transferirem para a UENF? Por que não repetir com esses pouco mais de 90 servidores, que estão pedindo o seguinte, Deputado João Peixoto: “Queremos trabalhar. Nós somos servidores concursados; temos um custo para o Estado e não estamos nos sentindo bem. Nós queremos ir para a Uenf para reforçar a força de trabalho da universidade; para cumprir o papel da Uenf e o nosso papel enquanto servidores públicos”. Ficam lá 90 e tantos servidores ociosos, sem nada a fazer; uma Fenorte que não cumpre mais nenhum papel no Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Mas está bom. Se o Governador Cabral quer manter lá os 40 cargos comissionados que tem na Fenorte para atender lá às suas demandas políticas, que o faça. Assuma o erro, mas que o faça. Agora, impedir que quase 100 servidores concursados, estatutários se transfiram para a Uenf, cumprindo dessa maneira uma necessidade e atendendo a uma necessidade que a Uenf tem, por outro lado, gerando economia para o Tesouro estadual.
Então, fica aqui o meu apelo ao Governo para que possa se sensibilizar na questão daqueles servidores que estão pedindo o seguinte: “Queremos trabalhar; queremos produzir; queremos honrar o salário que recebemos do contribuinte do Rio de Janeiro”.
Então, faço este apelo. Estamos encaminhando também uma Emenda ao Orçamento. Chegou agora o presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle, o competente Deputado Coronel Jairo, da Zona Oeste do Rio de Janeiro. E acabava de falar aqui da nossa jovem, mas promissora Uezo, cobrando aqui o nosso campus, porque não dá para mais um ano, Coronel Jairo – V.Exa., que é da Zona Oeste -, não dá mais para mais um ano, uma universidade daquela, um braço importante da formação tecnológica, funcionar precariamente, numa escola de Ensino Médio. Temos que dar um basta nisso aí e contamos com o apoio, como sempre tivemos, de V.Exa.
Mas, terminando, Sr. Presidente, um apelo: transferência já dos servidores da Fenorte, dos servidores concursados da Fenorte para a nossa Universidade Estadual do Norte Fluminense.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Marco Figueiredo) – Obrigado. O Deputado Comte Bittencourt aqui relembrou boas ações de governos passados, ações do Governo de Rosinha Garotinho e do Governador Garotinho. Quero também relembrar que o nobre Deputado Coronel Jairo foi o autor dessa Emenda legislativa da criação da Uezo. Não é isso? E outra lição aqui do nobre Deputado Comte é que o tempo é o senhor da verdade. Muito bom o discurso."

2 comentários:

  1. Quero agradecer ao Deputado pelo discurso na ALERJ repetindo EXATAMENTE suas palavras conosco aqui em reunião na UENF! ESSE MERECE TODO MEU CRÉDITO!!! Deus o abençoe Deputado!!! Não "sentou" em cima de nenhuma promessa! Não titubeou em levar nossa conversa da reunião a frente!!!

    ResponderExcluir
  2. O Deputado Comte Bittencourt, em completa sintonia com o que foi manifestado pelos servidores da Fenorte na reunião do dia 1 de novembro, merece todo o nosso respeito. Ele foi o único deputado que se sensibilizou com o nosso pleito e nele deposito as minhas esperanças e minha gratidão.

    ResponderExcluir